sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Conseguimos: 6 meses, 100% LM

Que legal. Conseguimos chegar aos seis meses com 100% LM. Hoje, soa tão simples. Durante o processo, no entanto, parecia que a gente corria tantos riscos. A volta ao trabalho era uma ameaça tão poderosa. Tinha medo do Otto desmamar, dele não saber tomar leite no copinho, do meu leite secar (esse, confesso, ainda tenho um pouquinho), dele passar fome... E por aí vai. Enfim, deu tudo certo. A nossa saborosa, ou melhor, leitosa vitória teve grandes participações. A vó Gê que cuidou do Otto enquanto eu - nas palavras dela - "preparava a marmita dele." O Rô, claro, esse tá em todas, que cuidou da minha alimentação e do, principal, elemento para a produção do leite, a oxitocina. Teve ainda o apoio de toda a mulherada da lista do Materna. As conversas fundamentais com a Déia, linda doula pós-parto. E mais: as reuniões do grupo pós-parto, com o sorriso solucionador da Cris e as recomendações praticas da Natália e da Flávia Gontijo.  Nossa, estava me esquendo dos pediatras Cacá e Renata, cada um no seu estilo teve a sua importância.
Com tudo isso, não dá para ter dúvidas, de que iríamos conseguir 6 meses com 100% LM e muito mais.
Ah, o Ministério da Saúde postou um comentário no blog, incentivando a amamentação exclusiva até os seis meses. Boa e eficiente campanha. Mas não adianta nada se eles não fizerem um trabalho forte nas empresas.
Além de toda a infra psicologica e amaorosa, também precisei de um infra financeira. Pago berçario - para conseguir ir amamentar -, gasto o triplo com transporte e mais outras coisitas, como bomba elétrica e potinhos.
Cada centavo, sem dúvida, vale a pena.´
Amamentar é muito bom.  É um ritual e tanto, que purifica o corpo e alma. Afinal, tô comendo pra caramba e não engordei. Tô onseguindo sobreviver ao retorno ao  mundo corporativo sem entrar em pânico. Esses são alguns dos estados milagrosos que identifico nesse momento.

Um comentário:

  1. Parabéns!!! Muita felicidade para este garotão... muita saúde!!!

    Olha Mirian, você não imagina a força que você me dá... só na nossa conversa, outro dia, pelo chat do email, consegui ordenhar mais leite e deixar mais comida para o meu pimpolho!!

    beijos!!!

    ResponderExcluir